terça-feira, 22 de abril de 2008

Virgínia, Deus e Linguiças


Virgínia era católica. Não lia a Bíblia e era tão íntima de Deus que não o temia. Mas era católica e gostava de ser católica. E também era mãe de Maria que não era mãe de Jesus e por acaso me pariu. Era redonda que nem algodão doce. Dulcissíma. Aos domingos saía para ir a missa. Não entrava na igreja. Preferia as escadas. Aliás preferia mesmo o degrau de baixo. Gostava das coisas baixas, como os ventres e as tripas. Afinal, era portuguesa. Uma autêntica tripeira. Das tripas criava linguiças e das linguiças fazia romances. Que romances. Redondos, volumosos, apimentados... As linguiças eram cuidadosamente amarradas num comprido cordão. Um terço sem contas e de carne. Ah! as carnes... Virgínia conhecia como ninguém os temperos e volumes das carnes. Unia as linguiças enquanto falava e rezava:

Senhora menina, mãe de todas as carnes
Mãe do sangue que escorre entre as pernas
e se eleva até os confins das tripas.
Senhora das ruas,
das meretrizes,
dos perdidos.
Abençoa a carne,
a gordura, e os ossos.

Um dia me chamou para com ela ir a missa. Levou um terço de linguiças. O padre, ao vê-la sentada no primeiro degrau da escada, junto aos mendigos , cegos, aleijados, e prostitudas, chamou-a para entrar na Igreja. Não obteve resposta. Virgínia não escutava os sacerdotes. E não era nem por convicção ou simpatia. Os seus ouvidos, desde que começara a criar linguiças, eram entupidos para a fala do sacerdócio. Mas não se importava. Dizia que estes falavam tão alto que ensurdeciam até Deus...

Nenhum comentário:

Chet

Chet

Home Sweet Home

Home Sweet Home
Que buraco é esse que me faz comer a geladeira?

Livros & Livrarias

Livros & Livrarias
Livrarias são janelas. Livros olham o mundo.Livrarias libertam. Livros revolucionam.

Senhoras do Santíssimo Feminino

Senhoras do Santíssimo Feminino
O poder sagrado Delas.

A Pergunta de Lacan

A Pergunta de Lacan
O mistério do gozo das mulheres

Afrodite & Panelas

Afrodite & Panelas
E no princípio era a GULA...

A Casa

A Casa
O mundo olha pelas nossas janelas...

Um Lance de Dados

Um Lance de Dados
Jamais abolirá o acaso

O Caldeirão

O Caldeirão
Ele não está no final do arco-íris

Armário e Gavetas

Armário e Gavetas
O que será que eles revelam?

Minha Cozinha

Minha Cozinha
Onde tudo começou.

Meus Segredos

Meus Segredos
Laços e refogados culinários

Nossas Luas

Nossas Luas
E são treze...

Seduções & Devaneios

Seduções & Devaneios
Eu o escreveria mil vezes!

Guadalupe, a Santíssima Mestiça

Guadalupe, a Santíssima Mestiça
Como amei descrevê-la!

Amor e Cozinha

Amor e Cozinha
Foi uma delícia escrevê-lo!