sexta-feira, 4 de abril de 2008

Bolo de Santa Marta


Ingredientes

1 xícara de manteiga

1 3/4 xícara de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

3 ovos e 1 gema

3 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento

1/2 colher de chá de sal

3/4 de xícara de leite

1 xícara de amêndoas picadas



Modo de Fazer

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme leve e fofo. Adicione a baunilha, os ovos e a gema extra, batendo vigorosamente até obter uma mistura homogênea. Acrescente os demais ingredientes e bata por mais alguns minutos. Asse em forno moderado, previamente aquecido, por aproximadamente 45 minutos.



Dádiva Mágica

Um dia eu estava pesquisando a vida das Santíssimas e descobri que Santa Marta é a protetora da cozinha e responsável pela fartura da despensa. Resolvi então afixar uma imagem Dela na porta da despensa. O resultado não poderia ser melhor; abundou alimento na casa. E como Ela demonstrava um especial prazer em me ver fazendo esse bolo - acredite, Sua imagem balançava, ficava mais colorida e às vezes até despregava da porta -, decidi dedicá-lo exclusivamente a Ela. Quando asso esse bolo, convido-a para sentar à mesa da cozinha e me ajudar na feitura, enquanto agradeço por tudo que Ela me tem oferecido.
texto extraído do meu livro A Cozinha Mágica de Marcia Frazão, publicado pela Editora Ediouro

2 comentários:

Lisa Magalhães disse...

Oi Marcia!!!!!!!!

Ahhhhh Que muito bacana isso!

Algumas experiências são muito gostosas, não?

Esta semana eu passei cozinhando bastante também... (embora HOJE tenha feito só miojo)

Vou linkar o teu blog no meu, ok?

Saudades de falar contigo!
Bjão!

Lisa Magalhães (ou nana)

Teresa Domingues disse...

Muito bom!:p

Chet

Chet

Home Sweet Home

Home Sweet Home
Que buraco é esse que me faz comer a geladeira?

Livros & Livrarias

Livros & Livrarias
Livrarias são janelas. Livros olham o mundo.Livrarias libertam. Livros revolucionam.

Senhoras do Santíssimo Feminino

Senhoras do Santíssimo Feminino
O poder sagrado Delas.

A Pergunta de Lacan

A Pergunta de Lacan
O mistério do gozo das mulheres

Afrodite & Panelas

Afrodite & Panelas
E no princípio era a GULA...

A Casa

A Casa
O mundo olha pelas nossas janelas...

Um Lance de Dados

Um Lance de Dados
Jamais abolirá o acaso

O Caldeirão

O Caldeirão
Ele não está no final do arco-íris

Armário e Gavetas

Armário e Gavetas
O que será que eles revelam?

Minha Cozinha

Minha Cozinha
Onde tudo começou.

Meus Segredos

Meus Segredos
Laços e refogados culinários

Nossas Luas

Nossas Luas
E são treze...

Seduções & Devaneios

Seduções & Devaneios
Eu o escreveria mil vezes!

Guadalupe, a Santíssima Mestiça

Guadalupe, a Santíssima Mestiça
Como amei descrevê-la!

Amor e Cozinha

Amor e Cozinha
Foi uma delícia escrevê-lo!