quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


Vitalina, do alto do seu pouco mais de um século de vida, dizia: Cuidado com quem não gosta de criança e cachorro. Foram precisos muitos anos para que eu constatasse tamanha verdade quando há poucos dias assisti, estarrecida, uma eminente figura da Prefeitura de Nova Friburgo, cidade que escolhi para viver, defender de maneira grosseira ( por que será que prolifera tanto a má educação e a soberba entre a cúpula política? ) a MATANÇA de animais de rua.
Para justificar tamanha atrocidade o infeliz argumentou que "cachorro de rua é que nem criança negra: ninguém quer adotar". Na hora em que ele falou, com uma linha imperceptível de sarcasmo desenhada nos lábios, gelei até o fundo do fundinho da alma, pensando que já tinha visto esse argumento em algum lugar. "Primeiro eles matam os cães , depois, os miseráveis que encontrarem pelo caminho" vó Vitalina falou lá do canto do céu onde agora vive...
E como me aterroriza pensar que ela pode estar certa, escrevo este texto como testemunho de que na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, um infeliz secretário de uma secretaria que certamente deveria ser extinta e varrida do mapa, além de ter iniciado uma matança de animais, cruel, covarde e insana, insanamente deve andar com outras idéias na cabeça.
Como acredito que a VOZ - a voz que tão bem definiu Chico Buarque numa música que agora me escapa o título - é o instrumento mais poderoso do que qualquer espada ou arma letal, peço que espalhe este texto e coloquemos a voz na boca do trombone contra o ato arbitrário e cruel que está acontecendo hoje, na cidade de Nova Friburgo.

6 comentários:

João Soares disse...

Sem dúvida!
Querida Márcia, inclusive a Genética apoia praticamente toda a teoria da evolução de Darwin!
Por exemplo, o número de genes humanos são praticamente iguais a maioria dos seres vivos mais complexos, só que escritos e activados de forma diferente, devido à selecção natural e selecção sexual.
Muito grato por esta postagem corajosa!
Um beijinho desde Portugal

Gi disse...

Márcia,
Entrei no Yahoo Groups e li a sua mensagem. Por coincidência também sou de Nova Friburgo, e fiquei muito triste com o que eu li. Mas não fiquei chocada. Moro nas Braunes, e semana passada soube de um fato lastimável que houve perto de minha casa envolvendo crime com animal. As pessoas têm que colocar a boca no trombone e falar mesmo o que tá acontecendo, como você fez. É muita crueldade! Onde esse mundo vai parar? Só queria saber quem foi esse sujeitinho que disse isso... giselle.mh@hotmail.com
Beijos,
Giselle

jac rizzo disse...

Huummm, isso me lembra um outro político, que em tempos idos, já quis resolver o problema da população de rua, jogando os mendigos
na Baía de Guanabara. Ao mar mesmo!
Isso é argumento de todo 'fascista'.
Começa julgando e determinando o destino de um grupo e depois, acaba condenando sob sua ótica míope, outras vidas, outras culturas, outras tribos e por aí vai...até chegar na gente!

Beijos.

wewillmeetagain disse...

Valei-nos São Francisco!

Vampira Dea disse...

olá. Nem acreditei no que estava lendo. E ninguém processa ele? Se não pelos animais, processa pela declaração em relação as crianças.Ele fez isso publicamente, existem provas e testemunhas, então?Uma pessoa assim não pode ter um cargo desse. Aff!

Vampira Dea disse...

A propósito acabei de ler o seu livro Amor se Faz na Cozinha,amei, viajei em cada pessoa mágica que você descreveu.Feliz de quem conheceu vó. A minha também era assim sábia e linda.Ou são?

Chet

Chet

Home Sweet Home

Home Sweet Home
Que buraco é esse que me faz comer a geladeira?

Livros & Livrarias

Livros & Livrarias
Livrarias são janelas. Livros olham o mundo.Livrarias libertam. Livros revolucionam.

Senhoras do Santíssimo Feminino

Senhoras do Santíssimo Feminino
O poder sagrado Delas.

A Pergunta de Lacan

A Pergunta de Lacan
O mistério do gozo das mulheres

Afrodite & Panelas

Afrodite & Panelas
E no princípio era a GULA...

A Casa

A Casa
O mundo olha pelas nossas janelas...

Um Lance de Dados

Um Lance de Dados
Jamais abolirá o acaso

O Caldeirão

O Caldeirão
Ele não está no final do arco-íris

Armário e Gavetas

Armário e Gavetas
O que será que eles revelam?

Minha Cozinha

Minha Cozinha
Onde tudo começou.

Meus Segredos

Meus Segredos
Laços e refogados culinários

Nossas Luas

Nossas Luas
E são treze...

Seduções & Devaneios

Seduções & Devaneios
Eu o escreveria mil vezes!

Guadalupe, a Santíssima Mestiça

Guadalupe, a Santíssima Mestiça
Como amei descrevê-la!

Amor e Cozinha

Amor e Cozinha
Foi uma delícia escrevê-lo!